As raízes da Gtechniq
A Gtechniq foi fundada pelo físico quântico Drew Gill em 2001, devido a sua insatisfação total com o desempenho dos produtos de proteção de pintura na época.
Nada, de ceras, a novos polímeros e tratamentos milagrosos à base de PTFE, no mercado, oferecia qualquer durabilidade significativa, nem de brilho, nem de proteção. O que é ainda pior, ele descobriu que a maioria dos produtos na verdade apresentavam um desempenho inferior ao da própria pintura que eles deveriam proteger.
A partir desse descontentamento veio uma ideia simples: “Criar as superfícies mais bonitas, de acabamento impecável e inteligentes do mundo”. Superfícies que fazem muito mais do que simplesmente parecer bonitas quando novas.
A formação de Drew dava a ele uma boa compreensão de como as forças, formas e estruturas de uma superfície funcionam em escalas muito pequenas. Ele também sabia quais modificações poderiam ser feitas para se adicionar alguns aprimoramentos realmente úteis. Melhorias como repelência de sujeira, facilidade de lavagem, resistência a riscos e manchas, além de brilho a longo prazo e estabilidade de cor.
Assim, depois de pesquisar várias possibilidades dentro da ciência dos materiais, em particular a engenharia de superfície em nanoescala, muito trabalho e milhares de falhas, a Gtechniq, Smart Surface Science nasceu.
O primeiro produto da linha Gtechniq a ser produzido foi o C1 Crystal Lacquer, seguido de perto pelo P1 Nano Composite Polish.
Em 2006, Rob Earle tornou-se diretor executivo da Gtechniq Ltd, substituindo Drew no comando da empresa. A paixão de Rob por carros, barcos e pelo detalhamento, deu-lhe o entusiasmo para desenvolver a Gtechniq, testando novos limites. Ele inovou e aprimorou os produtos que Drew criou, além de vários outros novos.
Rob trabalhou duro usando fóruns como o Detailing World para desenvolver a reputação da Gtechniq. Enviou produtos para detailers e entusiastas da estética automotiva para testes e avaliações, permitindo que os resultados obtidos com os produtos falassem por si só. Depois de abrir um Centro de Detalhamento em Kings Langley, que se mostrou extremamente bem sucedido, a demanda por Gtechniq cresceu e o primeiro site da Gtechniq foi lançado, vendendo e despachando os produtos da marca, por correios, para todo o mundo.
No início de 2012, uma decisão estratégica foi tomada no sentido de fechar a parte de detalhamento do negócio e se concentrar apenas no desenvolvimento e fabricação de produtos. Para fazer isso, a empresa mudou-se para novas instalações em Towcester, Northamptonshire.
Depois de nove meses, um incêndio causou um grande revés à Gtechniq, queimando o novo prédio e seu conteúdo até não sobrar nada. Isso não impediu Rob e sua equipe de funcionários dedicados, que trabalharam duro para reconstruir o negócio – fabricando mais produtos e usando o celeiro de um amigo para armazenar e embalar produtos para distribuição.
Após o incêndio, a empresa mudou-se para uma nova casa no Pury Hill Business Park, em Towcester, e continuou a florescer.
Nos últimos 10 anos, os produtos da Gtechniq foram continuamente aprimorados para assim oferecer um linha que supera em brilho e durabilidade a concorrência. Rob construiu uma marca nova e inovadora, diferente de qualquer outra disponível no mercado.
A linha de produtos de preparação e acabamento de superfícies da Gtechniq é projetada para aperfeiçoar, proteger e manter todas as superfícies de exteriores e interiores de automóveis, barcos e aviões em um nível que nenhum produto tradicional pode igualar.
Hoje, a linha Gtechniq inclui revestimentos cerâmicos composítos, proteção de couro, proteção de tecidos, proteção de rodas e guarnições, shampoos e muito mais.